Encontre aqui
o seu futuro

Milhares de mestrados cadastrados com localizações espalhadas por todos pais.

Pesquise é fácil, rápido e prático.

Digite sua pesquisa aqui

Como conseguir uma bolsa?

As bolsas da CAPES são concedidas às universidades. A quantidade de vagas depende da excelência da instituição. Esse desempenho é medido, por exemplo, pelo número de artigos publicados pelos discentes.

As bolsas do CNPq são denominadas bolsas de fomento e são concedidas por meio de projetos que são selecionados em função de editais ou encomendas do CNPq, ou por meio de Termos de Cooperação ou Convênios do CNPq com Ministérios ou suas Secretarias, órgãos ou entidades do Governo Federal ou Estadual, Secretarias estaduais ou municipais, Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais ou, a critério dos Diretores do CNPq, outras instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico públicas ou privadas.

Os programas de bolsa/auxílio da CAPES e CNPq são voltados em grande parte para quem não tem recursos para o investimento na pós-graduação. Isto é, sem o acúmulo de outras funções remuneradas, exceto com um vínculo empregatício remunerado de atuação profissional na sua área de formação e cujo trabalho seja correlacionado com o tema da sua dissertação/tese. Dessa forma a CAPES e o CNPq buscam dedicação exclusiva de seus bolsistas para os programas de pós-graduação. Contudo, vale informar que existem programas com modalidade específica de bolsa que permite o acúmulo do benefício com o vínculo empregatício. Para dúvidas, entre no site CAPES e do CNPq.

O benefício de uma bolsa/auxílio de estudo geralmente é concedido aos estudantes por mérito acadêmico.

A bolsa pode ser:

  1. Ajuda de Custo – com pesquisas de pós-graduação e investimentos em inscrições de feiras, congressos, livros;
  2. Cobertura de Mensalidades – IES particulares com a concessão de bolsa para quitar a mensalidade do curso;
  3. Cobertura de Mensalidade e Ajuda de Custo – IES particulares com a concessão de bolsa para quitar a mensalidade e uma ajuda de custo mensal.

Os critérios para a contemplação de bolsa são definidos através de um ranking de classificação com base em entrevista individual, análise do currículo acadêmico e apreciação do projeto de pesquisa.

Você pode sair na frente com essas dicas para obtenção de bolsas:

  • Ter um bom histórico acadêmico;
  • Ter participado de pesquisas acadêmicas na faculdade;
  • Ter publicação de artigos acadêmicos;
  • Apresentar um bom projeto de pesquisa.