Encontre aqui
o seu futuro

Milhares de mestrados cadastrados com localizações espalhadas por todos pais.

Pesquise é fácil, rápido e prático.

Digite sua pesquisa aqui

Bolsas de estudo

No Brasil, existem diversas modalidades de bolsas de estudo para pós-graduação stricto sensu, em grande parte as bolsas de mestrados são concedidas por mérito acadêmico.

Vamos listar algumas opções de bolsas de estudos para os cursos de mestrados no país.

Bolsa IES

Oferecidas pelas próprias IES, geralmente são destinadas aos melhores colocados em processos seletivos, isto é, concedida por mérito acadêmico. É importante verificar se a IES pretendida oferece programas de incentivo próprio por mérito acadêmico ou por meio de filantropia que atende aos critérios socioeconômicos de renda.

Fundações Privadas

Oferecidas por fundações de direito privado estas instituições concedem bolsas parciais nos programas de mestrado. Geralmente as fundações privadas apresentam processo seletivo próprio para a concessão de bolsas de estudos, isto é, só é possível se candidatar a uma bolsa devidamente admitido em um programa de mestrado em uma IES reconhecida pelo MEC. No Brasil existem diversas fundações que contribuem não só como agente de qualificação profissional de uma determinada região ou grupo, mas também com a proposta de atender uma demanda social.

Fundações Estaduais

Oferecidas por Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, as FAPs possuem programas independentes de incentivo à inovação, pesquisa científica e tecnologia no Brasil. As FAPs estão nos 25 Estados brasileiros mais a FAP do Distrito Federal. Acesse o site da fundação de amparo à pesquisa do seu Estado e informe-se sobre a política de bolsas de estudo/auxílio para mestrados.

Acre – www.fapac.ac.gov.br

Alagoas – www.fapeal.br

Amapá – www.fapeap.ap.gov.br

Amazonas – www.fapeam.am.gov.br

Bahia – www.fapesb.ba.gov.br

Ceará – www.funcap.ce.gov.br

Distrito Federal – www.fap.df.gov.br

Espírito Santo – www.fapes.es.gov.br

Goiás – www.fapeg.go.gov.br

Maranhão – www.geplan.ma.gov.br/ciencia_tecnologia/fapem

Mato Grosso – www.fapemat.br

Mato Grosso do Sul – www.fundect.ms.gov.br

Minas Gerais – www.fapemig.br

Pará – www.fapespa.pa.gov.br

Paraíba – www.fapesq.rpp.br

Paraná – www.fappr.pr.gov.br

Pernambuco – www.facepe.br

Piauí – www.fapepi.pi.gov.br

Rio de Janeiro – www.faperj.br

Rio Grande do Norte – www.fapern.rn.gov.br

Rio Grande do Sul – www.fapergs.rs.gov.br

Rondônia – www.fapero.ro.gov.br

Santa Catarina – www.fapesc.sc.gov.br

São Paulo – www.fapesp.br

Sergipe – www.fapitec.se.gov.br

Tocantins – www.fapt.to.gov.br


Mais informações em confap.org.br/pt

CAPES – Ministério da Educação

Oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação MEC, a CAPES concede bolsas de estudo no país com o intuito de estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país.

A CAPES oferece:

  • Programa Institucionais no Brasil;
  • Bolsas e Auxílios Internacionais;

Mais informações: https://www.capes.gov.br/bolsas

Conheça os valores de Bolsas de estudos da CAPES no País em: https://www.capes.gov.br/bolsas/valores-de-bolsas

CNPq – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.

O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

O CNPq oferece varias modalidades de bolsas de formação e fomento a pesquisa, a alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes do país e do exterior. As bolsas são concedidas diretamente pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o CNPq destina quotas de bolsas.

Fonte: http://confap.org.br; http://www.cnpq.br/; https://www.capes.gov.br/